Inovação em Gestão Pública
A adoção da inovação na gestão pública é um processo evidente nos dias de hoje. Ele cresce em todas as esferas governamentais, que vêm adotando práticas transformadoras tanto na administração interna das instituições quanto na implantação de políticas públicas. m-se observá-las na modernização de processos, gestão de recursos humanos, atendimento ao cidadão, controle de fluxos e resultados, estruturação organizacional, mensuração de resultados, entre outras áreas.
Podem-se observá-las na modernização de processos, gestão de recursos humanos, atendimento ao cidadão, controle de fluxos e resultados, estruturação organizacional, mensuração de resultados, entre outras áreas.
Inovar é explorar novas ideias e possibilidades de forma bem-sucedida. Para uma empresa ou instituição, isso acontece quando a combinação de diferentes fatores propicia a criação ou aperfeiçoamento de processos, produtos, serviços, organização institucional etc. O novo é posto em prática, gerando mudanças intencionais.
Quando o assunto é administração pública, surge a necessidade de resolução de alguns desafios, cujas soluções fogem das conhecidas práticas burocráticas que permeiam o aparelho público, assim como da replicação de soluções aplicadas à iniciativa privada e que não se encaixam na realidade da gestão pública nacional.
A inevitabilidade de elucidar de uma maneira específica este tipo de demanda estimula a mudança e o desenvolvimento de uma cultura de inovação.
Nessa perspectiva, os Laboratórios de Inovação são fundamentais, uma vez que funcionam como instrumentos transformadores na geração de novas ideias. Em resumo, os Laboratórios de Inovação são estruturas que fazem parte da administração pública, em geral possuem uma equipe e estrutura próprias e estão voltados para fomentar a criatividade e a experimentação com o intuito de desenvolver inovações para melhorar os serviços públicos e lidar com problemas complexos.
O iNovaRN está a serviço de todos os órgãos e à disposição dos servidores públicos do Governo do Rio Grande do Norte que tenham interesse em discutir e fomentar a inovação no âmbito governamental.