O iNovaRN
O iNovaRN foi instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Portaria nº 1000, publicada em 28 de agosto de 2021 no Diário Oficial do Estado, e é vinculado técnica e administrativamente à Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Além disso, é fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).
Trata-se de um ambiente destinado à construção coletiva de soluções criativas e socialmente referenciadas para problemas públicos. A ideia é desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do Governo do RN para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos.
São objetivos do iNovaRN:
- Possibilitar um ambiente colaborativo, propício ao desenvolvimento de práticas inovadoras, que contribuam com a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade norte-rio-grandense;
- Prover recursos técnicos e articulação entre os diversos órgãos da administração direta e indireta, as instituições de ensino, a sociedade e empreendedores, com vistas a estreitar laços e firmar parcerias viabilizando práticas inovadoras no Governo do RN;
- Fomentar no estado do RN uma cultura de inovação por meio do fortalecimento da governança em rede, da participação popular e da construção coletiva de soluções criativas para os desafios da gestão pública;
- Disseminar suas atividades, resultados e produtos por meio de notícias, relatórios e organização de eventos, difundindo interna e externamente projetos, práticas e métodos inovadores.
O Laboratório de Inovação em Gestão Pública do Rio Grande do Norte foi inaugurado no dia 30 de novembro de 2021 pela governadora Fátima Bezerra. Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual destacou que o iNovaRN faz parte do seu programa de governo e que representa um passo importante da gestão rumo à eficiência, transparência e melhoria da qualidade dos serviços públicos ofertados à população.
“Uma das lições que esses tempos de pandemia tem nos deixado é sobre o quanto é necessário e imperativo investir em educação, ciência, tecnologia e inovação. Que esse Laboratório de Inovação na Gestão Pública tenha vida longa”